Google Analytics: O que é e como funciona?

Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta oferecida gratuitamente pelo Google, que pode ser utilizado em blogs ou lojas virtuais com a função de descobrir o comportamento do seu público ao exibir as estatísticas de visitação do seu site.

Essas estatísticas são informadas através de relatórios diários, mensais, semanais, entre outras possibilidades.  Além disso, essa ferramenta disponibiliza alguns quesitos para análise.

Quesitos do Analytics

  • Total de visitantes da página;
  • Visitantes que retornaram ao seu site ou que só o visitaram uma vez;
  • Sessão (ou Visitas):
    • Essa métrica mostra o número total de visitas que o seu site obteve durante o período analisado.
      Este gráfico detalha o número de pessoas que estão acessando seu site e a quantidade total de pessoas que entram em suas páginas, ou seja através dela é possível saber quantas pessoas você está atingindo.
  • Usuários (ou Visitantes únicos):
    • Essa métrica do Analytics mostra o número total de pessoas que entraram no seu site apenas uma vez em um determinado período de tempo. Ou seja, se uma pessoa entrou no seu site uma vez hoje e uma vez ontem, ela será considerada uma visitante única para cada dia. Essa quantidade mostra que seu público está se tornando fiel a você.
  • Origem do tráfego: de onde os acessos do seu site estão vindo;
  • Taxa de rejeição;
  • Páginas por visita;
  • Duração média da sessão;
  • Quais os melhores horários para atualizações;
  • Resultados de e-commerce: relata como está o desempenho da sua loja virtual;
  • Metas: especifica quais metas traçadas foram alcançadas;
  • Mídias sociais: mostra quais ações de redes sociais estão tendo mais acessos;
  • Marketing: exibe as campanhas de marketing que estão tendo os melhores resultados.

Outra questão muito importante hoje em dia é que todos os sites precisam estar otimizados para desktops e dispositivos móveis. Se essa não é a realidade do seu site, consequentemente isso pode interferir em seu posicionamento no Google. Para isso o Analytics analisa o tráfego do site através de cada dispositivo.

Por fim…

Existem inúmeras formas dessa ferramenta fazer a análise dos variados dados do seu site, basta você descobrir quais farão a diferença no seu segmento. Sabendo utilizar essas métricas é possível corrigir equívocos e obter cada vez mais novos clientes.

Fonte: Neil Patel
Para ficar por dentro de outras novidades postadas em nosso blog, clique aqui!

Deixe um comentário